Habitue-se a dar BOM DIA à vida que se renova em cada manhã. Olhe a claridade da luz. Contemple a beleza do céu. Respire a energia que o ar lhe traz. Olhe para dentro de você mesmo e sorria feliz, porque tudo isso é DEUS dentro de si e na natureza e ao seu redor. Levante todos os dias o seu pensamento, acorde seu coração, encha-se da mais pura alegria e diga: " OBRIGADO SENHOR ". Agradeço primeiramente a Deus, que me deu paciência e me iluminou a ter boas idéias e de fazer coisas incríveis e agradeço também aqueles que colaboraram direta e indiretamente para a criação deste Blog".

Ponto Cruz / Hardange

História do Bordado
Sempre tive muita curiosidade a respeito do surgimento do ponto cruz. Durante muito tempo venho pesquisando o assunto, agora tenho o maior prazer em dividir um resumo do meu conhecimento com você, amante dessa arte fascinante. Na evidência histórica e arqueológica disponível, não há ainda a informação exata para seguir as origens do ponto cruz. O exemplo concreto de um trabalho completo em ponto cruz no linho, foi encontrado numa tumba do alto Egito, preservada pelo clima seco do deserto, que data aproximadamente de 500 DC.As fibras naturais como as do tecido são perecíveis e raramente sobrevivem ao tempo, diferente dos metais e objetos cerâmicos encontrados nos campos arqueológicos, por isso, há grande dificuldade em encontrar exemplos anteriores a este.Alguns historiadores sugerem que o desenvolvimento do ponto cruz deve-se muito ao artesanato chinês, onde este tipo de bordado floresceu durante a dinastia T’ang entre (618-916) DC, período em que os persas, árabes, gregos e viajantes da Índia, seguiram a rota da seda e estabeleceram-se na China.Há uma evidência que estes imigrantes influenciaram os projetos de artes dos chineses, particularmente os feitos sobre o tecido. Exemplos de tecidos chineses mostram a similaridade encontrada nos tecidos persas.A técnica do ponto cruz espalhou-se para muitos países e os projetos em ponto cruz foram trocados entre várias culturas em diferentes áreas geográficas.As funções mais importantes do ponto cruz no seu início foram: a valorização das roupas bordadas e a decoração da casa que indicavam a riqueza e o status da família na comunidade. A técnica do ponto cruz sobreviveu até os tempos atuais, pois foi passada através das gerações de mãe para filha. Os trabalhos em ponto cruz são tão valorizados quanto as mais belas pinturas e esculturas, considerados verdadeiras obras de arte.

Aprenda a Bordar

Tecido - Os tecidos que você poderá utilizar para bordar o ponto cruz são os seguintes:
• Etamine
• Cânhamo (fino ou grosso)
• Linho

Como puxar a linha - Após cortar um pedaço de aproximadamente 50 cm de meada, com os dedos polegar e indicador aperte a ponta da meada que cortou e com a outra mão puxe apenas um fio.

Agulhas - Você poderá usar agulhas sem ponta de números 24 e 26. Não utilize agulhas grossas para tecidos de trama pequena.

Ponto Cruz básico - Arremate a linha no tecido, comece com movimentos debaixo para cima, fazendo uma carreira de ida até o espaço indicado pelo gráfico a ser bordado. Depois volte fechando com a agulha de cima para baixo, concluindo assim o ponto cruz.

Bordando um ponto por vez - Se você está usando linhas variadas ou fazendo pontos isolados, você deverá completar um ponto por vez. Fazendo o ponto como na figura ao lado, a linha no avesso do tecido ficará na horizontal, tendo assim um avesso limpo. Atenção! Não pule mais que 3(três) ou 4 (quatro) quadrados de trama para iniciar outro ponto, porém se necessário, corte a linha e inicie outro ponto, para que o avesso não fique cheio de caminhos de linha, tornando assim o avesso limpo.

Meio Ponto - (¾ de ponto e ¼ de ponto) Para fazer esse ponto, saia com a agulha de um dos cantos do quadrado e continue com o ponto normal. Borde uma carreira de ida até chegar o lugar indicado pelo gráfico e faça o meio ponto no quadrado fechando para o sentido que estiver indicando no seu gráfico.

Ponto Atrás - (contorno) Arremate a linha no avesso, introduza a agulha para o direito do tecido, puxando a agulha um quadradinho a frente do lugar de onde saiu antes. Trabalhe seguindo como na figura ao lado. Geralmente usa-se 1(um) fio de linha.

Nó Francês - (rococó) Arremate a linha no avesso do tecido e passe a agulha para o direito do tecido. Introduza a agulha em um fio de trama, mas não puxe a agulha. Dê 2(duas) laçadas na linha em torno da agulha, segure firme as laçadas dadas e puxe a agulha. Após feito isso introduza a agulha para o avesso do tecido por outro fio de trama, próximo ao que você introduziu.

Arremate - O arremate do ponto cruz básico é feito da seguinte forma: No avesso do tecido, passe a linha por dentro de vários pontos pela trama na diagonal, para deixa-lo mais seguro, evitando que o ponto escape ao lavar.

Dicas

  1. Se você quiser que a linha não dobre, passe uma esponja úmida do começo ao fim da linha.

  2. Lave sempre as mãos antes de iniciar o bordado, isso permitirá um trabalho limpo.

  3. Use uma boa iluminação para bordar, de preferência use luz fluorescente.

  4. Borde em acentos confortáveis para não prejudicar sua coluna.

  5. Coloque uma almofada no colo para aproximar o bordado.

  6. Passe sempre um alinhavo no tecido que cortou, evitando desfiar.

  7. Para fazer todos os pontos no mesmo sentido é só levar o fio por baixo do ponto anterior,na carreira de volta.

  8. Combine as cores da linha com as do tecido é harmonioso e fundamental.

  9. Ao terminar um trabalho sempre lave, passe à ferro e engome. Ficará impecável!

  10. Quando aplicar seus bordados use somente tecidos que não desbotam.

  11. Para bordar com fio metalizado umedeça-o numa esponja qualquer, para facilitar o uso.

  12. Se não quiser ou não souber fazer 1/4 ou 3/4 de ponto, basta deixar de bordar os quadradinhos com um triângulo colorido que aparecem em certos gráficos mais elaborados e por fim defina-os com ponto atrás (contornos). Você pode usar esse truque quando quiser para acelerar seu trabalho, mas nunca deixe de praticar os pontos fracionados, eles são necessários para fazer os trabalho com mais perfeição.
Alguns trabalhos.








Hardange

A história do Hardanger não foi muito bem documentada, mas se tornou conhecida popularmente no período da Renascença, quando o uso do linho para as roupas cresceu. Espalhou-se a caminho da Itália, onde as rendas com Ponto Taglito e Rialto eram feitos. A Estrela de 8 pontas do Bordado Hardanger foi encontrada em um bordado na Índia e é um símbolo universal. Originalmente chamada de Norwegian Drawn Work, acabou conhecido como Hardanger, por causa da sua origem no Fiorde Hardanger, no noroeste de Stavanger, na Noruega. O Hardanger é elaborado com pequenos vazados, quadrados e geométricos, seguindo a trama do tecido. Possui uma grande variedade de estrelas e é trabalhado com 4 fios do tecido. O caseado, ponto de cetim, ponto de cabo, ilhós, enchimento com fios cruzados e barras tecidas são alguns dos pontos usados na técnica do Hardanger.

Passo a Passo

O hardanger tem duas técnicas, o ponto e o recorte. O ponto é super simples, o recorte é um pouco mais complicado, faz esse acabamento nas bordas.






Idéias